Sunday, April 7, 2024

Pistola Metralhadora Lusa 9 mm

Quantidade: - (-).
Utilizador: -.
Comissões: -.
Entrada ao serviço: -.
Data de abate: -.
 

DADOS TÉCNICOS
Construtor: INDEP (Portugal).
Dimensões: comprimento 0,883 metros.
Peso: vazio 3,300 kg; carregador 0,690 kg.
Dados balisticos: calibre 9 mm; velocidade inicial 360 metros por segundo; cadência de tiro 900 tiros por minuto; alcance 100 metros.
Estriamento: numero/sentido das estrias 6/destrorsum.
Munições/capacidade do carregador: cartucho 9 mmx19/28.
Orgãos de pontaria: ponto de mira secção rectangular; alça de mira circular fixa regulada para 100 a 200 metros. 
Outros equipamentos: punhal-baioneta.
 
DESENVOLVIMENTO
A Lusa é uma pistola-metralhadora compacta, de calibre 9x19 mm, desenvolvida pelas Indústrias Nacionais de Defesa de Portugal (INDEP) em 1983. Os seus melhoramentos e modificações culminaram em 1992 ao atingir-se os 2,5 milhões de dólares em custos de desenvolvimento. A arma foi desenvolvida especialmente para membros de forças de segurança pessoal e de forças especiais. Devido aos custos de produção nunca chegou à fase de produção em massa nas INDEP.
Nas Forças Armadas Portuguesas a Lusa destinar-se-ia a substituir a pistola-metralhadora FBP. No entanto, estas forças acabaram por adoptar outros modelos de pistola-metralhadora.
Em 2004, a INDEP vendeu uma licença, tal como todas as ferramentas e máquinas para o fabrico da Lusa A2, a um grupo de empresários da indústria de armas. Stan Andrewski, Jerry Prasser e Ralph Dimicco, que fundaram uma empresa com o nome LUSA USA. Não sendo conhecidos clientes militares, a arma é vendida para o mercado civil e policial nos Estados Unidos.
A arma é considerada pelas publicações especializadas como extremamente fiável, precisa (para uma submetralhadora) e representa uma das melhores senão a melhor relação qualidade/preço para este tipo de arma no mercado norte-americano.
 
VERSÔES
A1: versão original desenvolvida em 1983, com um cano envolvido por uma manga de refrigeração;
A2: aperfeiçoamento da A1, com uma caixa de culatra mais resistente e opção por um cano destacável incorporando um silenciador.
A2S: aperfeiçoamento da A2, com uma caixa de culatra mais resistente (reforçada por padrão de estampagem) e opção por um cano destacável, contém uma bateria de gatilho, que permite apenas ciclo de tiro semiautomático, esta versão, era destinada ao mercado civil.
 
FONTES 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lusa_(pistola-metralhadora).

No comments:

Post a Comment

Lista de Equipamentos ao serviço das Forças Armadas Portuguesas

EQUIPAMENTOS ÓPTICOS Binóculos Glory 6x30 m/1963 - Japão - xx exemplares*; Binóculos Steiner M22 7x50; EQUIPAMENTOS OPTRÓNICOS Radar AN/MPQ...